segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como trabalhar com a diversidade regional em sala de aula?



Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível! 


 
O preconceito é uma das mazelas que aflige a nossa sociedade, infelizmente. Essa discriminação é transmitida desde a infância e o grande desafio para os docentes está em desmitificar conceitos e padrões pré estabelecidos que resultaram em preconceitos variados. Por isso é extremamente importante que a questão da diversidade seja trabalhada desde as primeiras séries com as crianças.

Isso pode ser feito através de músicas, histórias, teatros, jogos educativos, leituras variadas, brincadeiras que privilegiem a importância do respeito mútuo e outras formas didáticas que o docente achar necessário.
O professor deve intervir nesse processo, agindo como mediador do conhecimento, lançando questões atuais que instiguem seus  alunos a pensar, investigar e perceber a importância do respeito e da empatia.
Também é muito importante que o professor saiba identificar as situações de preconceitos em sua sala de aula intervindo prontamente de modo carinhoso, porém firme a fim de ressaltar a importância do respeito e da valorização da diversidade.

Todas as formas de preconceito devem ser combatidas pelo professor. Isso requer persistência, comprometimento e determinação. Afinal de contas combater preconceitos é muito mais difícil e complexo do que criá-los.
Para combatê-los é necessário uma visão mais ampla sobre o assunto. Um bom começo é o diálogo com os alunos. Perguntas do tipo:" na sua opinião o que é preconceito? Quais os preconceitos que vocês conhecem? Alguém aqui tem algum tipo de preconceito?" São bem pertinentes.
O professor pode anotar no quadro ou em outro lugar de sua preferência como cartolina, por exemplo, alguns preconceitos relatados pelos alunos e aos poucos desconstruir essas discriminações junto com a turma.

Por exemplo: Todos os políticos são ladrões? É verdade que os negros não são confiáveis? Mulheres não sabem dirigir? Todos os funcionários públicos são metidos? Nordestinos são bregas?
Agora, falando mais especificamente sobre preconceito regional: 
No Rio de Janeiro todos são MALANDROS? Em Santa Catarina todos são BARRIGA VERDE? Na Bahia só tem NEGÃO? E o nordestino são PARAIBAS?

Esses são alguns exemplos de preconceitos que podem ser abordados em sala de aula.

Acredito que um dos possíveis caminhos para abordar esse tema está na problematização. Primeiramente o professor deve dialogar com seus alunos e fazer uma avaliação diagnóstica sobre o tema. O que mais pesa em sala de aula? Existe algum preconceito que incomoda algum aluno?
A partir daí o professor deve confeccionar um trabalho onde o estigma seja desconstruído.

Pegarei o caso do preconceito contra o nordestino como exemplo.

Será que lá é só seca, fome, caatinga, pobreza?
Não! Nordeste é vida! É  beleza também.  Lá tem muitas praias lindas e riquezas naturais e culturais. O professor deve abordar a geografia do Nordeste e belezas naturais como Fernando de Noronha, por exemplo.
Para quebrar um pouco esse preconceitos contra o Nordeste brasileiro, aqui estão algumas contribuições que devem ser abordadas em sala de aula:

O Nordeste possui:


O Maior residencial da América Latina (Ignez Andreazza) no Ipsep (Grande Recife).
O Diário de Pernambuco, o Jornal mais antigo da América Latina..
A Primeira emissora de rádio da América Latina é a Rádio Clube de Pernambuco.

A Maior feira ao ar livre do mundo e é cognonimada de 'Capital do Agreste' em Caruaru - PE.
O Chevrolet Hall, uma das maiores casas de show da América Latina.
 A MAIOR avenida em linha reta do mundo - a Caxangá, no Recife.
Artistas renomados como:  Alceu valença, Chico Anísio, Luiz gonzaga, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Dominguinhos, Zeca baleiro, Regina Casé, Lazaro ramos, Vagner Moura, Maria bethânia, Caetano veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Renarto Aragão, Herbert Viana, Nana Caimi, Daniela mercury, entre outros artistas.

. O MAIOR teatro ao ar livre do mundo - Nova Jerusalém.

.
. A Chapada Diamantina - BA
  

. Um dos lugares mais lindos do mundo:  Fernando de Noronha.
. O Galo da Madrugada, que já esteve entre o maior bloco carnavalesco do mundo, (conduz mais de 1,5 milhão de pessoas nas ruas do Recife).

. O MAIOR e MELHOR São João do mundo - Caruaru e Campina Grande..
O Maior parque de confecções do Brasil (Moda Center Santa Cruz). Santa Cruz do Capibaribe - PE
. O Ponto mais Oriental das Américas ( Ponta do Seixas, João Pessoa - PB )
. O Maior Cajueiro do Mundo ( Natal - RN )
. A Capital Cultural do Brasil - Olinda…
. O Rei do Baião, Pernambucano do Século, o eterno Luiz Gonzaga.

. Os belos lençóis maranhenses!


. E Além das mais lindas prais de todo esse NOSSO Nordeste.


O preconceito é um
assunto bastante complexo. Além de ser um trabalho árduo, não há uma receita mágica para realizar esse trabalho ou trilhar esse caminho, nos resta apenas uma boa dose de determinação e persistência para lutar por um mundo mais humano e democrático.


"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão." 
Machado de Assis




Nenhum comentário:

Postar um comentário