domingo, 21 de outubro de 2012

Afinal, o que é preconceito?






Afinal o que é preconceito?

A própria etimologia da palavra já deixa explícito o seu significado. O prefixo “pré” indica antes ou à frente, já a palavra “conceito” segundo o dicionário significa uma definição, um pensamento ou reputação a respeito de algo. Diante disso podemos entender o preconceito como uma ideia, pensamento ou opinião sobre alguma coisa de forma absolutamente leviana e superficial, ou seja, um juízo preconcebido que geralmente acarreta atitudes discriminatórias. Essas atitudes podem ser relacionadas a pessoas, lugares ou tradições que são vistas como diferentes e estranhas gerando uma maneira depreciativa de tratar um indivíduo em particular ou até mesmo um grupo social.
Esse blog aborda especificamente os preconceitos regionais, no entanto para entendermos melhor esse estigma doloroso, é necessário abordar alguns preconceitos que infelizmente ainda estão presentes em nosso dia a dia. Apesar de estarmos em pleno século XXI o preconceito ainda é uma mazela presente em nossa sociedade. Citarei alguns deles.

Preconceito racial
Também conhecido como racismo. Acontece quando uma pessoa é julgada inferior pela sua cor de pele.

Preconceito sexual
Acontece quando alguém é discriminado por sua opção sexual.

Preconceito social
Esse tipo de preconceito está explícito na forma nada respeitosa com que os indivíduos com maior poder aquisitivo tratam os mais desfavorecidos economicamente.

Preconceito contra a mulher
Dentre outras situações, acontece quando algum indivíduo julga a mulher como incapaz gerando nela uma forte sensação de impotência e dependência. É perceptível também quando os salários mais baixos são dados a elas, mesmo quando assumem cargos iguais ao do homem alargando ainda mais a sua situação de  inferioridade em relação a certos tipos de atividades. 

Preconceito contra os deficientes:
Percebemos isso na maneira com que muitos deficientes são olhados e tratados. Muitos deficientes mentais ou físicos são rejeitados e vivem à margem da sociedade. 

Preconceito religioso:
Quando não há respeito pela crença ou descrença alheia gerando rivalidades entre as diversas religiões existentes, ou até mesmo nos grupos céticos ou ateístas.
Preconceito etnocêntrico.
Acontece quando um grupo social se julga superior a outro, isto é, quando consideram seus costumes e valores como uma referência que deve ser adotada como padrão. Essa atitude é altamente discriminatória, pois não respeita a diferença presente em nossa sociedade especificamente no Brasil.

Essa foi uma introdução rápida sobre o que é preconceito, nas próximas postagens abordarei mais sobre o preconceito regional. Enquanto isso deixo por aqui uma imagem e uma mensagem que servirão de base para uma reflexão mais profunda sobre esse mal que assola nossa sociedade. 

 

“Todos julgam segundo a aparência, ninguém segundo a essência.”       Friedrich Schiller



Nenhum comentário:

Postar um comentário